Jornal Correio Popular Notícia

TRANSPARÊNCIA
Critérios para avaliação do 8° Concafé são divulgados

Data da notícia: 2023-10-20 09:59:46
Foto: Saincler Reboucas/Seagri
A iniciativa do governo de Rondônia é para garantir a individualidade dos laudos de cada café inscrito

O 8° Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), promovido pelo governo de Rondônia e realizado no dia 7 de outubro, no município de Cacoal, apresentou os resultados da categoria qualidade de bebida e da menção honrosa à sustentabilidade. A divulgação do processo é para garantir transparência e imparcialidade na avaliação dos cafés participantes. Na categoria qualidade de bebida, foram considerados os cafeicultores que alcançaram uma pontuação igual ou superior a 80 pontos, caracterizando os cafés como especiais.

Essa pontuação confirma a qualidade, demonstrando todo o esforço e cuidado dedicados pelos produtores no cultivo e processamento dos grãos. O processo é para garantir a individualidade e exclusividade dos laudos, a classificação física e descritivo sensorial de cada café inscrito no concurso que será entregue para cada produtor. Os laudos foram entregues pela Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), que desempenha no acompanhamento dos cafeicultores rondonienses.

O Concafé, segundo os organizadores, não se limita à avaliação da qualidade do café, mas busca reconhecer a sustentabilidade presente na produção dos grãos. A menção honrosa à sustentabilidade visa destacar e valorizar os produtores que adotam práticas agrícolas responsáveis e ecologicamente corretas. A categoria reforça o compromisso do governo estadual em promover a cafeicultura sustentável, aliando a qualidade dos grãos à preservação do meio ambiente.

Com o resultado do concurso, os organizadores esperam incentivar a produção de cafés especiais e sustentáveis. Além disso, a divulgação dos laudos individuais permitirá que os produtores conheçam a avaliação de seus cafés, auxiliando-os a aprimorar técnicas e alcançar patamares ainda maiores de qualidade. Para conhecer as notas dos 177 participantes classificados do 8° concurso é necessário acessar o link Demonstrativo de Resultados Concafé.

Fonte: Secom




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.